Pontes e Coroas dentárias em Goiânia?

Saiba tudo sobre Coroas e Pontes dentárias


Quando ocorre a perda ou quebra de um ou mais dentes, além de alterar a estética bucal, a função, que inclui a mastigação e a fala, também fica comprometida e caso o espaço deixado não seja preenchido podem surgir problemas nos dentes remanescentes e na estrutura óssea.

Para isso, a odontologia conta com meios para repor os dentes perdidos e restaurar a saúde dentária, através de implantes dentários e próteses fixas ou removíveis. As removíveis (dentaduras) são próteses que podem ser retiradas e recolocadas facilmente pelo próprio paciente, já as próteses fixas são cimentadas ou ancoradas em dentes já existentes ou em implantes. Dentro do grupo de próteses fixas, podemos citar as coroas e as pontes dentárias.

A estrutura de um dente é dividida em duas partes: a raiz e a coroa. A raiz do dente é coberta pela gengiva e pelo osso do maxilar, já a coroa é a região que fica acima da gengiva, ou seja, é parte do dente que é visível na boca. Quando se necessita de uma restauração parcial ou total dessa região do dente, utiliza-se uma coroa artificial, que normalmente é feita de porcelana ou resina e possui características semelhantes ao dente natural do paciente.

O que são Coroas e Pontes?

O que são Coroas e Pontes?

Existem muitas situações em que é preciso utilizar a coroa dentária como tratamento de um problema, por exemplo, em pacientes que possuem um dente quebrado ou desgastado, quando se necessita proteger um dente fraturado para que ele não se quebre totalmente. Caso um dente tenha passado por um tratamento de canal, na maioria das vezes se usa a coroa para evitar que o dente frature. A coroa também pode ser utilizada como suporte para uma ponte ou até mesmo casos em que se deseja melhorar a estética de um dente.

As pontes dentárias, como o nome sugere, servem para preencher o espaço deixado pela perda de um ou mais dentes. Elas são formadas por dentes artificiais, conhecidos como pônticos, que são ancorados em coroas presentes nos dentes naturais (pilares) ou implantes próximos ao espaço. Na confecção podem ser utilizados vários tipos de materiais, como o ouro e a prata, porém para simular o aspecto natural do dente recomenda-se a porcelana.

Os procedimentos para a colocação tanto da coroa como da ponte, normalmente requerem duas visitas ao dentista e são bastante semelhantes. Para a coroa, inicialmente o dente que irá recebê-la é devidamente moldado e preparado para que se encaixe adequadamente, logo após é tirado o molde do dente em que ela irá se fixar e uma coroa provisória é colocada sobre o dente. O molde é então enviado a um laboratório, onde a coroa permanente será confeccionada de acordo com as especificações do dentista, na próxima consulta a coroa temporária será retirada para a permanente ser fixada ao dente.

Coroa Dentária de Porcelana

Coroa Dentária de Porcelana

Na colocação das pontes, serão preparadas duas coroas, como no processo citado anteriormente, para que sejam fixadas em ambos os lados do espaço sem os dentes, então serão montadas com a ponte e cimentadas sobre o dente, após a retirada das estruturas provisórias, e caso seja necessário serão realizados ajustes para que se adaptem perfeitamente. Em alguns casos, o procedimento de colocação das coroas e pontes pode causar algum estresse aos dentes, gerando inflamação no nervo, se isso ocorrer será necessário realizar um tratamento de canal no dente envolvido.

Esse tipo de procedimento pode ter um grande impacto na saúde bucal, restaurar ou substituir um dente perdido com pontes e coroas pode melhorar a mastigação, a fala e, claro, a estética oral. A durabilidade de ambas depende do cuidado que o paciente terá, boas práticas de higiene bucal, cuidados na alimentação e visitas ao dentista irá prolongar sua vida útil por anos.

Conhecer o funcionamento e as características, além das vantagens e desvantagens de cada uma é um grande passo para se fazer decisões inteligentes quanto ao tratamento e garantir o sucesso nos resultados.

Se estiver com dúvidas em relação à pontes e coroas dentárias em Goiânia, ou deseja conversar com nossos dentistas especialistas no procedimento, então não deixe de nos contatar através do formulário abaixo. Retornaremos a sua mensagem o mais breve possível!

Seu nome (necessário)

Seu Email (necessário)

Telefone e Assunto (necessário)

Sua Mensagem

Se desejar conhecer mais sobre a nossa clínica em Goiânia, clique aqui.

Clique aqui para retornar à página inicial

Google+