Tratamento de Canal em Goiânia?

Tudo o que você precisa saber


O espaço encontrado no interior das camadas duras do dente é chamado de canal dentário ou canal da raiz dentária. Esse canal é preenchido pela polpa do dente, que é um tecido composto de nervos e vasos sanguíneos e possui a função de manter a vitalidade dos dentes e ajudá-lo em seu desenvolvimento. Quando esse tecido é danificado, seja por traumas ou infecções, é necessário que se realize um tratamento para evitar a perda total do dente ou maiores complicações. O tratamento de canal é o procedimento mais indicado e que possui as maiores chances de sucesso na recuperação do dente comprometido.

O tratamento de canal, ou tratamento endodôntico, é o processo de remoção da polpa comprometida. Há muitos casos que podem levar ao quadro de comprometimento da polpa do dente, dentre eles podemos citar, a cárie profunda, que ocorre quando a cárie se estende para dentro do dente e atinge a polpa, dessa forma este tecido se tornará infectado, gerando inflamação e dor. Quando ocorre algum trauma forte, o nervo do dente pode ser severamente prejudicado, levando a morte da polpa, o que pode ocorrer imediatamente após o trauma ou até mesmo anos depois. Em casos de quebra do dente, pode ser necessário o tratamento de canal, caso a fratura tenha atingido a polpa do dente.

Explicação do tratamento de canal

Explicação do tratamento de canal

Se em eventos em que a polpa se encontra infeccionada ou morta não forem realizados os tratamentos adequados, pode ocorrer a formação de um abscesso dentário, que é o acúmulo de pus na extremidade da raiz. O abscesso que não é tratado pode continuar a se desenvolver e infectar o osso ao redor do dente, quando isso ocorrer, será necessário, além do tratamento de canal, o uso de antibióticos para conter a infecção. Todos esses casos, geralmente são acompanhados de sintomas como: dor constante, sensibilidade térmica, escurecimento do dente, sensibilidade e inchaço da gengiva, entretanto, algumas vezes esses sintomas podem não estar presentes ou indicar outros problemas.

Após confirmar a necessidade do tratamento de canal, o procedimento será realizado em etapas. Primeiramente, o paciente será submetido a uma anestesia local. Como a saliva possui bactérias, o dentista terá que proteger a região a ser tratada com um lençol de borracha para que a área permaneça limpa e livre de contaminantes. Logo após, com a ferramenta apropriada, o dentista irá fazer uma abertura na parte superior do dente, para então alcançar o canal e remover o tecido danificado. Os canais são então alargados e limpos com uma solução desinfetante para garantir que toda a estrutura afetada do dente foi removida. Se o tratamento for realizado em mais de uma consulta, o dentista irá colocar medicamentos no canal para dar fim à infecção bacteriana, podendo inclusive prescrever algum antibiótico, a abertura no dente será então selada com uma coroa temporária para proteger o dente de novas infecções até a próxima consulta. Por fim, o dentista irá remover a coroa temporária e preencher o dente com um material obturador específico, para finalmente colocar a coroa permanente, que deve ter um aspecto semelhante ao natural, para restaurar a estética e função do dente. Durante a primeira semana após o tratamento, os pacientes podem se queixar de dor, que poderá ser facilmente controlada com a medicação adequada prescrita pelo dentista.

O que é tratamento de Canal

Embora seja um procedimento com alta taxa de sucesso, o paciente que recebeu o tratamento de canal ainda pode ser acometido por complicações no dente tratado, lembrando ainda, que o tratamento não protege o dente de outros tipos de dano. Então, normalmente é feito um acompanhamento dias após todo o processo, com o raio-X do crânio é possível verificar se houve uma melhora no dente ou se é necessário realizar outras intervenções. Na maioria das vezes, um dente tratado se recupera completamente e com os devidos cuidados de higiene bucal e visitas regulares ao dentista ele pode durar tanto quanto os dentes saudáveis.

Para saber quanto custa um tratamento de canal em Goiânia, qual o preço, ou até mesmo se o procedimento dói, por favor entre em contato conosco aqui. Ou se preferir, preencha o formulário abaixo que retornaremos o mais breve possível:

Seu nome (necessário)

Seu Email (necessário)

Telefone e Assunto (necessário)

Sua Mensagem

Se deseja saber mais sobre pontes e coroas dentárias em Goiânia, clique aqui.

Clique aqui para retornar à página inicial

Google+